Este perfil vale para o Ferro De Bog Blog e para O Caramelo Azul

Minha foto
Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil
Sou um homem comum, carioca, nascido em 12 de outubro de 1954, portanto, com 59 anos, 4 casamentos e até agora, nenhum funeral. Antes de tudo, sou Flamengo. Em seguida, radialista - Cidade, Fluminense, Panorama, Imprensa e (webradios) Radiovitrola e Radionavaranda. Criei, produzi e apresentei os programas Revolution, na Flu; Os Vizinhos Que Se Danem, na Panorama; Radionor Tum Tum, na Radiovitrola; e Pelo Telefone, com Carlos Savalla, na Radionavaranda. Publicitário: redator (criativo,como chamam por aí), consultor de marketing e de planejamento. Fiz parte da equipe de criação e produção do Rock in Rio I, na Artplan, Baterista, letrista, compositor, produtor, roteirista de espetáculos, diretor artístico e de shows, produtor musical e artístico. Finalmente, sou canhoto e, segundo o meu filho, um ótimo pai. Só isso me bastaria.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

COMUNICAÇÃO PÓS PÓS-MODERNA

Não é por ser um fato ligado à música, mas à tendência de um mercado que, cada vez menos, vai depender de campanhas publicitárias e veiculações de custos astrônomicos em redes de TV.

A questão é o que os veículos estão pensando em fazer - e se há o que fazer - para deter a explosão do marketing viral?

Como sobreviverão as grandes redes de televisão quando os grandes grupos anunciantes se derem conta de que realmente não precisam mais de budgets de 7 dígitos para promover suas marcas, suas empresas, seus produtos e serviços?



Quem pensará, 24 horas por dia, em idéias certeiras que atingirão - com certeza absoluta e sem desperdício de mídia - os seus públicos-alvo?

Malcolm Gladwell escreveu sobre isso em seu primeiro livro, chamado "O Ponto de Desequilíbrio", mas eu aposto que não tinha a menor noção de que estes surtos e fatores imponderáveis poderiam vir a se tornar, tão cedo, premeditáveis e moeda valiosa na guerra do marketing do Século XXI.

Certamente, mentes capazes de produzir idéias como a deste rapaz canadense, serão remuneradas a peso de ouro. Ontem ou anteontem falávamos sobre a engenhoca que vai tocar 40 minutos de áudio e vídeo dentro de uma percentagem da tiragem de uma revista. E sobre o quanto isso vai custar.

Pois é sobre isso que estou falando.

Sobre o valor agregado a uma ação viral como esta, capaz de impactar o mundo em poucas horas.

É só um toque, um lance pra pensar.

Existirão agências empregando apenas gênios capazes de criar ações como essas?

Ou será que isso será eternamente um "Ponto de Desequilíbrio" e, portanto, se guardará como mistério, a 7 chaves para sempre?

É fascinante viver e testemunhar isso tudo, mesmo que estejamos do lado de fora dessa nova ordem mundial.

Mas eu aposto que, dentro de muito pouco tempo, estudos sociológicos, antropológicos e comportamentais em geral, não de um determinado universo de pesquisa, mas de todo o universo físico, farão parte dos estudos de comunicação.

É esperar e ver.

Aos que ainda não tomaram conhecimento do fato, eis os links, se quiserem ficar sabendo. O último dos links refere-se a uma crônica que escrevi correlatamente, citando o fato. Não faz parte da história, mas serve pra eu expor meu pensamento sobre prazeres, mulheres, músicas e grandes idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passaram por aqui, desde 14/12/08.