Este perfil vale para o Ferro De Bog Blog e para O Caramelo Azul

Minha foto
Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil
Sou um homem comum, carioca, nascido em 12 de outubro de 1954, portanto, com 59 anos, 4 casamentos e até agora, nenhum funeral. Antes de tudo, sou Flamengo. Em seguida, radialista - Cidade, Fluminense, Panorama, Imprensa e (webradios) Radiovitrola e Radionavaranda. Criei, produzi e apresentei os programas Revolution, na Flu; Os Vizinhos Que Se Danem, na Panorama; Radionor Tum Tum, na Radiovitrola; e Pelo Telefone, com Carlos Savalla, na Radionavaranda. Publicitário: redator (criativo,como chamam por aí), consultor de marketing e de planejamento. Fiz parte da equipe de criação e produção do Rock in Rio I, na Artplan, Baterista, letrista, compositor, produtor, roteirista de espetáculos, diretor artístico e de shows, produtor musical e artístico. Finalmente, sou canhoto e, segundo o meu filho, um ótimo pai. Só isso me bastaria.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

QUEM SOU EU?

Eu sou um de cada vez e todos ao mesmo tempo.

Sou o mestre e o discípulo; sou a chuteira e a bola. Sou metade barraco, metade palácio e na minha casa mando eu, quer dizer, manda quem quiser mandar. Mas este não sou eu. Eu sou o outro, o que diz que o bolo está uma delícia, mas está solado; que adorou o seu disco, mas o faria completamente diferente.

Sou o que dá e toma. O que morde e sopra, acusa e defende. Sou este monstro?

Sou. E não sou.

Sou o cara bacana, que adora blues de garagem, mal ensaiado. Sou do time que torce pra dar certo, mesmo que não haja qualquer chance de dar. Sou o cara que namora como quem casa e que só casa por paixão. Sou rígido e elástico, prático e prolixo. Gosto do ruim, quando é bom e do bom quando ultrapassa as raias do péssimo.

Conhece esse cara? Pois eu sou aquele, do lado dele. Eu sou da gandaia e da contrição. Sou puro e veneno. Sou Fla e Mengo. Na vitória e na derrota: sou Flamengo até morrer. Quer saber? Eu não sou nada, sou comum e específico; sou malandro e otário; calmo e descontrolado.

Sou o que faz e o que manda fazer. Sou o que pede e espera. O que desespera e explode. Sou o bode e a táboa. Sou o espelho de cima e o espelho de baixo. Sou romântico e humanista. Sou aquele, careca, nu, de mãos no bolso. Eu sou o que blefa no poker, que adora o cascalho, o que lê no reflexo dos óculos, o olhar de quem veio à vera. Eu não sou de poucas palavras.

Sou de lavras.

Sou dos ilimites, dos desobstáculos; sou dos que amam e odeiam. Não sou um, mas todos em mim, ao mesmo tempo. Sou um, quando penso e outro quando lembro. Sou da saudade do futuro, sou o que vive em mim agora. Aqui, pra nós, sou cênico, cínico, clínico, cáustico, melo e dramático. Por tudo que sou, não sou. Penso ser o que seria se fosse aquilo que gostaria de ser, mas gosto de ser como não sou. É, eu não sou mesmo. Mas Deus é.

3 comentários:

  1. Do diário de um astrólogo de Rochdale, Lancashire, Inglaterra em 14 de fevereiro de 1843:

    As quentes e alegres fanfarras da banda do Circo Fanque, mesmo soando longínquas, tornavam mais bela a neve no frio entardecer daquele inverno de 1843, na minha pequena Rochdale, aldeia onde nasci em Lancashire.

    Apressei o passo, pois, conforme vi anunciado no cartaz em exposição na praça principal, o espetáculo começaria pontualmente às dez para as seis e nada, neste 14 de fevereiro que começava a terminar, me faria perder a exibição do Sr. Kite, umdos mais famosos acrobatas da Inglaterra. Tanto mais sob a Lua Cheia que começava a despontar em meio aos últimos bafejos das longas chaminés das fábricas de tecidos, erguidas com brilhantes tijolos vermelhos e que pareciam disputar com as agulhas e campanários da catedral, quem mais fundo conseguiria arranhar o céu.

    Assim que consegui achar meu lugar numa das arquibancadas, o Sr. Kite entrou triunfal no picadeiro e acompanhado pelo carrossel sonoro da banda do Circo Fanque, andou sem rede de proteção, balançando-se na corda bamba.

    Logo que voltou ao solo firme, o rufar dos tambores impuseram um silêncio mortal: o Sr. Kite iria desafiar o mundo com vinte e um saltos mortais seguidos!

    Tomando impulso e lançando-se no espaço, ele parecia uma verdadeira roda humana alternando braços e pernas sem errar um movimento.

    Ao final, sem deixar ninguém recuperar o fôlego, saltou sobre uma fila de homens e cavalos, mergulhando num túnel de arcos de fogo, de onde surgiu sem nenhum chamuscado!

    Toda a platéia vibrava, aplaudia e urrava dando vivas à performance do Sr. Kite, que, fazendo diversas mesuras, desapareceu por trás das cortinas da entrada do picadeiro.

    E depois de muita diversão com os domadores e os palhaços, os Hendersons vieram fechar o espetáculo, cantando e sapateando e se revezando entre números de trapézio e equilibrismo enquanto Henry, o cavalo, dançava uma valsa.

    Aplaudindo de pé, o público demonstrava que o Circo de Fanque não deixava nada a dever aos de Londres. Sem dúvida aquela esplendida exibição teria levado dias para ser ensaiada.

    Não resisti à tentação de, no caminho de volta pra casa, surrupiar o cartaz que anunciava as façanhas do Sr. Kite e, indo direto pra junto à lareira, comecei sob a luz de velas desenhar o mapa astral daquele maravilhoso espetáculo. O Sol, Mercúrio e Júpiter estavam em Aquário na sexta casa e o Ascendente era Virgem, o que propiciava desafiar os limites do corpo humano e vencer as leis da gravidade. Em quadratura com Marte em Escorpião, o Sol e a Lua explicavam porque tanto medo se fez sentir na platéia: um passo em falso e o Sr. Kite teria quebrado o pescoço! Mas felizmente Marte estava bem com Saturno em Capricórnio na quinta casa, onde também se encontravam Vênus e a Cabeça do Dragão, indicando que o espetáculo ficaria para sempre na história da minha amada Rochdale
    ....

    Quase cento e vinte e quatro anos depois, a 31 de janeiro de 1967, um sujeito magro, queixo e nariz aquilino, cabelos compridos, entra num antiquário de Rochdale e se depara com o velho pôster do circo de Pablo Fanque. As frases do cartaz começam a dançar em sua mente e, sem pestanejar, compra a relíquia que irá fazer parte de um álbum de canções que, interligadas de forma contínua entre si, formariam a obra-prima da música popular do século XX - A banda dos corações solitários do Sargento Pimenta. Seu autor, John Lennon, nasceu em 9 de outubro de 1940 com Vênus a três graus de Virgem, onde se achava o Ascendente das dez para as seis, que inventou como início do espetáculo. O Sr. Kite era William Kite, filho de James Kite, proprietário de circo. William trabalhou no circo de Pablo Fanque de 1843 a 1845. Pablo Fanque era um artista muito versátil e foi o primeiro negro na Inglaterra a possuir seu próprio circo. Seu verdadeiro nome era William Darby.

    Os Hendersons eram: John (equilibrista, trapezista e palhaço) e sua mulher Agnes, que por sua vez era filha de Henry Hengles, também dono de circo.
    Na gravação de "Mr. Kite", iniciada a 17 de fevereiro de 1967 às três horas da tarde nos estúdios da EMI, na célebre Abbey Road, George Martin conseguiu o clima de parque de diversões como o som de um carrossel a girar. Selecionando várias gravações de órgão George Martin registrou-as numa única fita que depois cortada em pequenos pedaços colados entre si aleatoriamente, formou outra fita onde soa de forma circular e massiva um caótico órgão que produziu o efeito de um carrossel, encadeando de maneira aleatória os sons da mesma forma que Lennon encadeara os dizeres do pôster.

    Não há notícia de que outro compositor, ou outro conjunto musical, tenha sido mais universal que Lennon e os Beatles, ou que tenha encantado tanta gente, durante tanto tempo, em tantos lugares, ou ainda, que tenha influenciado de maneira tão completa a época em que viveu.

    As frases originais do poster:
    PABLO FANQUE'S CIRCUS ROYAL
    Town-Meadows, Rochdale
    Grandest Night of the Season!
    and positively the
    LAST NIGHT BUT THREE!
    being for the
    BENEFIT OF MR. KITE,
    (late of Well's Circus) and
    Mr. J. Henderson,
    the celebrated somerset-thrower!
    Wire dancer, vaulter, rider, etc.
    On TUESDAY Evening, February 14, 1843
    Mssrs. Kite and Henderson, in announcing the
    following Entertainments, ensure
    the Public that this Night's Production will be
    one of the most splendid ever produced in this Town,
    having been some days in preparation.
    Mr. Kite will, for this night only, introduce the celebrated
    HORSE ZANTHUS!
    Well known to be one of the best Broke horses
    IN THE WORLD!!!
    Mr. HENDERSON will undertake the arduous Task of
    THROWING TWENTY-ONE SOMERSETS,
    on the solid ground.
    Mr. KITE will appear, for the first time this season,
    On The Tight Rope,
    When Two Gentlemen Amateurs of this Town will
    perform with him.
    Mr. HENDERSON will, for the first time in Rochdale,
    introduce his extraordinary
    TRAMPOLINE LEAPS and SOMERSETS!
    Over Men & Horses, through Hoops, over Garters
    and lastly through a Hogshead of
    REAL FIRE! In this branch of the profession
    Mr. H challenges THE WORLD!
    Being For The Benefit Of Mr. Kite!
    For the benefit of Mr. Kite
    There will be a show tonight
    On trampoline.
    The Hendersons will all be there.
    Later Pablo Fanques Fair;
    What a scene.
    Over men and horses, hoops and garders,
    Lastly, through a hog's head of real fire;
    In this way Mr. K will challenge the world.
    The celebrated Mr. K
    Performs his feat on Saturday
    At Bishopsgate.
    The Hendersons will dance and sing
    As Mr. Kite flies through the ring.
    Don't be late!
    Misters K and H assure the public
    Their production will be second to none
    And, of course, Henry the horse dances the waltz.
    The band begins at ten to six
    When Mr. K performs his tricks
    Without a sound
    And Mr. H will demonstrate;
    Ten summersets he'll undertake
    On solid ground.
    They've been some days in preparation.
    A splendid time is guaranteed for all
    And tonight Mr. Kite is topping the bill.
    Tradução livre:
    Em honra do Sr. Kite
    Haverá hoje à noite
    um show de acrobacia

    Os Hendersons estarão todos lá
    Vindos diretamente do parque de diversões
    de Pablo Fanque
    - mas que número!
    Saltando sobre homens e cavalos,
    arcos e ligas
    E no final através de um túnel de fogo!
    Deste modo o Sr. K. desafiará o mundo!
    O célebre Sr. K.
    realizará a sua façanha no sábado
    em Bishopsgate
    Os Hendersons irão dançar e cantar
    Enquanto o Sr. Kite voará sobre a pista
    - não se atrasem!
    Os Srs. K. e H. asseguram ao público
    Que a sua atração será de primeira
    E, claro, Henry, o cavalo, dançará a valsa!
    A orquestra começa às 10 para as 6
    Altura em que o Sr. K. fará o seu número em silêncio total
    E o Sr. H. demonstrará
    Dez saltos mortais em solo firme.
    Estando em preparação há já vários dias
    Está garantido um ótimo espetáculo para todos
    E esta noite o Sr. Kite será o astro principal
    Antonio Carlos Harres.

    ResponderExcluir
  2. QUEM É VC???
    VC É O CARA!!!!

    BJUSSS

    ResponderExcluir

Passaram por aqui, desde 14/12/08.